Principais Ações


  • 2007 - Criação da Comac

    Em setembro de 2007, empresas associadas ao SINDAN, com foco no desenvolvimento do mercado e do médico veterinário, vislumbrando o crescente mercado e a importância do pet na sociedade, criaram a COMAC – Comissão de Animais de Companhia (cães e gatos) sob a Coordenação de Luiz Luccas (Merial) e a participação da Agener União Química, Bayer, Bio-Vet, Coveli, Fort Dodge, Intervet Schering-Plough, König, Labovet, Merial, Ouro Fino, Pfizer, Vetnil e Virbac, que juntas representavam cerca de 80% das indústrias do mercado pet. Os objetivos e missões da comissão foram estabelecidos em seguida.

  • 2008 - International Pet Business Meeting

    Em setembro de 2008 a COMAC participou do evento organizado pela Anfal Pet, coordenando Palestras sobre o Relacionamento Pet-Proprietário e seu Impacto na Sociedade, contando com a participação do então presidente da COMAC, Luiz Luccas, Milson Pereira, do SINDAN e de parceiros importantes como a Dra Ceres Berger Faraco, médica veterinária PhD em psicologia e o especialista em comportamento animal, Mario Lantzman.

  • 2008 - 1º Workshop COMAC com Líderes de Opinião

    Em alguns países, o segmento de animais de companhia corresponde a 40% do negócio veterinário. No Brasil, esse número cai para apenas 13% desse mercado (percentual estimado). Há uma dissonância do que acontece com o mercado mundial e o mercado brasileiro se considerarmos o país como 4º em número de pets. Em 4 de novembro, buscando estreitar e fortalecer a relação entre os profissionais veterinários e elaborar estratégias de trabalho conjunto, a COMAC, preocupada com o desenvolvimento organizado e sustentável do setor pet, reuniu formadores de opinião para descobrir as melhores formas de fazer crescer o mercado veterinário. Os participantes relataram quais as principais oportunidades e ameaças do setor e discutiram formas de acelerar o crescimento do setor de forma ordenada criando valor para todos os envolvidos. Contribuíram para este evento os convidados César Augusto Dinola Pereira (Universidade Anhembi-Morumbi), Eduardo Fava Schmidt (Hospital Veterinário Rebouças), Enio Eduardo Bovino (SPMV), Fabio Barbour Scott (FMV/UFRRJ), Fernanda da Silva Fragata (Hospital Veterinário Sena Madureira), José Edson Galvão de França (Anfal-Pet), Luiz Augusto de Carvalho (Anclivepa RJ), Luiz Renato Flaquer Rocha (SPMV), Marco Antonio Gioso (Anclivepa SP), Mário Marcondes dos Santos (Hospital Veterinário Sena Madureira), Wanderson Alves Ferreira (Anclivepa Brasil), Zohair Saliem Sayegh (SPMV); os representantes da COMAC Ana Lúcia S. Rivera (Virbac), André Prazeres (König), André P. Fernandes (Pfizer), Cristiano dos Santos C. de Sá (Vetnil), Eliane Estephan (Novartis), Karina Bonfim Foresti (Jofadel), Leonardo Brandão (Merial), Mônica Noel Ribeiro (Coveli), Ricardo Boeck (Bio-Vet), Sylvia Dell Aquila (Bayer), Tiago Batista Ferrari Papa (Fort Dodge). Também contribuíram para o sucesso do evento, Emílio Carlos Salani (Presidente do SINDAN) e Luiz C. Luccas (Presidente da COMAC e Diretor da Área Pet Merial) o como moderador, Milson da Silva Pereira (SINDAN).

  • 2009 - 1ª Versão do site COMAC

    No início de 2009 entra no ar o site da COMAC – www.comacvet.org.br - direcionado especificamente ao médico veterinário (alvo primário) com objetivo de desenvolver um trabalho em prol da indústria veterinária, melhorando a autoestima do médico veterinário e orientando sobre a indústria de produtos veterinários.

  • 2009 - Radar Pet 2009

    Pesquisa realizada pela Comac pela necessidade de conhecer os grandes números do mercado pet, uma vez que não há fontes oficiais e, nem tão pouco, criteriosas. Com esta pesquisa a Comac obteve o primeiro retrato do segmento pet, tornado possível uma visão mais clara e precisa deste segmento no Brasil, permitindo conhecer e comparar as características e o comportamento dos proprietários de animais de companhia, além de avaliar sua relação com a medicina veterinária.

  • 2009 - International Pet Business Meeting

    Mais uma vez a COMAC patrocina o evento organizado pela Anfal Pet, contribuindo com a participação da Dra Ceres Faraco, Presidente da Associação Médico Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal – AMVEBBEA como palestrante sobre o tema Animais de companhia: o poder terapêutico.

  • 2010 - Radar Pet PDV

    Mais uma pesquisa realizada pela COMAC nos pontos de venda que atuam no segmento pet do Estado de São Paulo, em parceria com o CRMV-SP. Teve por objetivo conhecer o perfil e o comportamento do canal especializado no segmento pet e fotografar a situação, o perfil e a presença do médico veterinário pet neste mercado.

  • 2011 - Criação do Info Pet

    Grupo de Trabalho da COMAC que se reúne periodicamente para analisar dados das categorias de produtos para saúde animal e apontar tendências do mercado com base nas informações de vendas em unidade e valor de cada produto.

  • 2011 - 1º Fórum Pet Brasil GS&MD

    Em agosto, a COMAC participou como co-gestora do 1º evento estratégico do setor no país com a presença dos principais executivos do mercado nacional onde foi apresentado um levantamento completo do mercado pet nacional, com o perfil dos consumidores no PDV, o relacionamento indústria/varejo e onde estão as oportunidades de crescimento.

  • 2011 - Encontro “Pet + Gente: Um olhar diferente

    Encontro idealizado pela COMAC para aproximar a imprensa de renomados especialistas em bem estar animal, visando apresentar e promover a diversidade e ampliação de temas envolvendo a relação humana com os animais de companhia. O encontro ocorreu em outubro no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo onde Mauro Lantzman, médico veterinário especialista em comportamento animal, Dra Ceres Faraco, médica veterinária presidente da AMVEBBEA e o zootecnista Alexandre Rossi, mestre em psicologia animal, explanaram sobreo cenário do animal de estimação na família, terapia assistida por animais (TAA) e polêmicas e mitos sobre a educação do cão, respectivamente.

  • 2012 - 2º Fórum Pet Brasil GS&MD

    Em setembro a COMAC participa da 2ª edição do evento que apresentou a consolidação da série histórica, com números indicativos definitivos relativos ao faturamento de mercado para os diversos segmentos pet, cruzados por canais, regiões, praças, faixas etárias, classes sociais, gênero e tipo de pet.

  • 2012 - Radar Pet e Radar Vet 2012

    Radar Pet: Com o intuito de atualizar o estudo e obter novas informações, a COMAC monitorou as mudanças que ocorreram nos últimos anos no mercado pet o que propiciou o início da construção da série histórica. Resultado divulgado em 2013.

    Radar Vet: Pesquisa realizada pela COMAC que revelou o perfil dos estabelecimentos petshop’s e clínicas veterinárias, além de mostrar os modelos de serviços oferecidos por eles e o preço praticado para estes serviços nas diversas regiões do Brasil. Resultado divulgado em 2013

  • 2013 - Marketing COMAC

    Com o objetivo de dar velocidade às ações e atender às demandas, a COMAC inicia 2013 com marketing agressivo orientado pelas metas estabelecidas para o ano, dentre elas: reestruturação do site, estreitar relações com a mídia através da assessoria de imprensa, participar estrategicamente de eventos, estabelecer uma atuação mais efetiva do Info Pet e das relações institucionais, sempre alinhados com os objetivos da comissão.

  • 2013 - Estruturação do Info Pet

    O Info Pet ganha força com a formação do Grupo de Trabalho para análise dos dados do mercado e da IMS, estabelecendo uma agenda de reuniões periódicas.

  • 2013 - Assessoria de Imprensa

    A COMAC elege a Holofote Comunicação como responsável pela comunicação e relações com a mídia.

  • 2013 - Pet Clipping

    Dentre as novidades de 2013, os associados da COMAC recebem semanalmente um newsletter com as principais notícias da semana relacionadas ao mundo pet.

  • 2013 - 3º Fórum Pet Brasil GS&MD

    Em setembro a COMAC firma parceria com a GS&MD como co-gestora do Estudo Pet Brasil 2013. O evento ocorreu no auditório do Hotel Renaissance, em São Paulo, onde foram apresentados os dados do setor pet coletados através de uma pesquisa com mais de 2.700 proprietários de cães e gatos em todo Brasil cruzados por canais como: clínicas e hospitais veterinários, pet shops com serviços veterinários, pet shops sem serviços veterinários, supermercados, hipermercados e lojas de produtos agrícolas. O evento contou com palestras de Tiago Papa, então Coordenador da Comac; Yves Miceli, consultor especializado em nutrição animal e membro do CRMV-SP e Renato Miracca, médico veterinário, especializado em direito e administração membro do CRMV – SP. Alexandre Rossi, zootecnista e mestre em psicologia; Daniel Nepomuceno, CEO Meu Amigo Pet; Juliana Camargo, diretora presidente da Amparo Animal e Sergio Zimmerman, diretor presidente Pet Center Marginal, foram os convidados para o debate juntamente com a diretoria da GS&MD – Gouvêa de Souza.

  • 2013 - Reestruturação do Site

    O site da COMAC, www.comacvet.org.br, ganha um layout mais moderno, leve e interativo, com áreas distintas para veterinários, parceiros, instituições de ensino, estudantes, imprensa, empresários do segmento e proprietários de animais de companhia.

  • 2013 - Parceria NFCLog

    Numa iniciativa inédita e ambiciosa. a COMAC, firmou parceria com a NFCLog, empresa de tecnologia que tem como objetivo mapear o varejo PET em todo território brasileiro, num sistema baseado em lriangulaoõo de antenas das redes de telefonia móvel. O sistema é alimentado pelos representantes das distribuidoras de medicamentos e conta com atualizações constantes. As empresas associadas a COMAC tem acesso ao cadastro dos PDV's em todo o Brasil atraves de um sistema online. Esse sistema propicia a melhoria do atendimento do varejo PET pelos vendedores, sugerindo rotas otimizados, calendario de visitação, além de pemiitir um melhor controle dos distribuidores sobre o atendimento prestado e. sobretudo, a frequência de visita dos vendedores aos pontos de vendas. A COMAC tem acesso ao ranking de visitação que o sistema consolida, identificando quais lojas sõo visitadas pelo representante, quais não sõo e também novos pontos de venda. Estima-se que no Brasi haja. aproximadamente, entre 25 e 30 mil PDV's ativos e com esta parceria, em breve, o varejo PET seró totalmente mapeado.

  • 2014 - II Encontro de Líderes COMAC

    O II Encontro de Líderes COMAC reuniu mais de 200 participantes entre representantes de grandes players do mercado, médicos veterinários de todo Brasil, consultores renomados, formadores de opinião e imprensa especializada, para um amplo debate sobre a busca pela profissionalização ordenada do setor pet brasileiro.

    O evento contou com apresentações de Luiz Luccas, diretor de operações para animais de companhia América Latina e Oceania da Merial, que traçou a percepção do cliente de serviços veterinários, Renato Brescia Miracca, diretor da Qsoft Brasil, abordando a importância da gestão dentro do negócio e como ela pode reverter em fidelização de clientes e maior lucro, além de Max Gehringer, administrador de empresas e escritor, citando como gerir mudanças é necessário para atingir novos objetivos. Uma mesa redonda composta por Renato Miracca, Luiz Luccas, Milson Pereira, diretor executivo do SINDAN, Ms. Dr. Marco Antônio Gioso, da FMVZ – USP, prof. Ms. Dr. José Fernando Ibañez, presidente da ANCLIVEPA-SP, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CRMV-SP, e Ms. Saliem Sayegh, do Hospital Veterinários Jardins, promoveu um importante debate sobre os dados e soluções levantadas através da Árvore de Valor do Negócio Pet, destacando que no atual cenário os proprietários de clínicas podem faturar mais, caso entendam a real necessidade de seus clientes e se atentem a premissas básicas de mercado e gestão.

  • 2015 - Investimento em Pesquisa

    Pesquisa de perfil e satisfação com os congressistas do Medvep 2015 e Conpavepa 2015.

  • 2015 - Apoio a Eventos

    Apoio à CONPAVEPA, Medvep e Pet South America.